Bem Vindos!

Sejam bem vindos ao Doces Floreios!

Este blog se destina àquelas pessoas que apreciam uma comidinha bem feita e um bom bate papo.

Pretendo postar aqui receitas que eu já fiz e sei que deram certo, assuntos do dia-a-dia, dicas culinárias, de lugares, comidas, bebidas e etc. Não hesitem em fazer seus comentários, tirar dúvidas, mandar sugestões ou reclamações, enfim, sintam-se em casa.

Se quiserem podem pedir receitas ou mandar as suas próprias. Terei o maior prazer em pesquisar, testar e publicar, indicando sempre o autor. Será um saboroso desafio!

Espero podermos passar bons momentos aqui! *_*

Juliana

____________________________________________

Quem não se comunica, se trumbica!

Quem não se comunica, se trumbica!

Para que possamos nos comunicar melhor e ninguém se sentir perdido por aqui, resolvi fazer algumas pequenas mudanças e deixar um pequeno "manual de instruções" permanentemente à vista.

1 - O nosso bate papo será integralmente realizado através do blog. Portanto, ao deixar um comentário basta acessar o post novamente para ver a resposta.

2- Todo comentário será respondido.

3- Para falar sobre um assunto que não seja especificamente de algum post, vá ao "Mural de Recados".

4- Não haverá comunicação através de e-mail. Isto só acontecerá dependendo da solicitação.

5- À direita, ao rolar o blog, está disponível uma ferramenta que permite o recebimento de avisos sobre novos posts no blog. A informação ali depositada é sigilosa, inclusive para mim.

6- Este blog está sujeito à mudanças, raios e trovoadas. Mas, a previsão é de tempo bom sempre, com muito calor no coração.

7- Apreciem sem moderação!

___________________________________________

Entendendo o Blog...

Entendendo o Blog...

Todos os posts estão classificados.

No marcador "Prazeres da Alma" encontram-se os lugares, livros, filmes, etc, que mereceram algum comentário, dicas de lugares, orientações sobre festas e decoração, coisas sobres as quais tive vontade de escrever, enfim minhas opiniões particulares.

Já no "Prazeres da Carne" estarão todas as receitas, classificadas por seus ingredientes principais.

No "Classificação das Receitas" estarão todas as receitas separadas por uma ou mais características subjetivas, no intuito de permitir uma pesquisa de maneira um pouco mais "didática". Aqui será possível identificar o grau de dificuldade da receita, por exemplo.

Essa é uma novidade que resolvi incluir no blog atendendo a pedidos. Portanto, mandem suas sugestões!

___________________________________________

quinta-feira, 15 de novembro de 2012

Frango com Queijo Taleggio, Pesto e Tomates Assados

Para quem gosta de cozinhar, livros de receita nunca são demais. Gosto muito de uma autora chamada Mary Berry e resolvi usar uma de suas receitas para um pequeno jantar recentemente. E essa receita impressiona, posso garantir!
Neste dia optei por fazer tudo, dos canapés à sobremesa. E para o prato principal, escolhi uma receita da Mary que leva um ingrediente que eu não conhecia: o queijo taleggio. Oba, uma nova aventura!!
Primeiro, constatei que não foi nada fácil achar o tal queijo. Finalmente encontrei um importado à preço de ouro. Mas, tinha que ser ele!
Cheguei em casa naquela curiosidade de saber sua textura, seu sabor, seu aroma... Desembrulhei-o como uma criança que abre um saquinho surpresa. Levei um susto: esse queijo deve estar estragado!! A casca amarronzada, grossa e melada tinha um cheiro bastante forte, diferente de todos os outros queijos "fedorentos" que conheço. Corri pro computador porque, nessa horas, "só o Google salva". 
Pois bem, o queijo Taleggio, de origem italiana da região da Lombardia, de casca grossa e massa mole, quase cremosa, é assim mesmo, cheiro marcante e sabor picante. Ah tá, não está estragado, então, mãos à obra! Dizem que é muito apreciado em risotos; claro que vou testar.
Tirei a casca e provei. Hummm, diferente, muito diferente.O certo é que gostei do queijo mas fiquei com medo de utilizar a quantidade indicada na receita e deixar meus convidados com fome. De forma que fui econômica e me arrependo muitíssimo, pois ficou suave e delicioso! E todo mundo adorou! Da próxima vez serei generosa, prometo!
Vamos ao que interessa: a receita!

Frango com pesto, queijo Taleggio e tomates assados
(6 pessoas)

6 peitos (o peito inteiro que pode ser cortado ao meio, ficando dois pedaços por pessoa) sem pele e sem osso
175 g de queijo Taleggio cortado em pequenos cubos ( corte o queijo gelado e mergulhe a faca em água fria algumas vezes, e essa dica serve para o corte de qualquer queijo)
3 colheres de sopa de pesto clique aqui para esta receita
2 colheres de sopa de manjericão fresco
3 colheres de sopa de cream cheese
50 g de farinha de rosca fresca (aquela de pão moído que já se encontra facilmente nos mercados)
400 g de tomates cereja
2 colheres de sopa de azeite de oliva
1 colher de sopa de vinagre balsâmico

1- Misture o Taleggio, o pesto, o majericão e o cream cheese em uma tigela e tempera com sal e pimenta do reino moída na hora.
2 - Preaqueça o forno (temperatura média). Acomode os peitos de frango em um refratário e tempere com sal e pimenta moída na hora. Leve para assar coberto com papel alumínio, por 15 a 20 minutos. Retire do forno e reserve.
3 - Passe a mistura com uma colher por toda a superfície dos peitos de frango, cobrindo-os por completo. Salpique farinha de rosca e polvilhe com um pouco de páprica (doce ou picante, à sua escolha, eu uso a picante). Acomode, nos espaços vazios, os tomates cereja. Despeje sobre eles o azeite e o vinagre balsâmico.
4 - Volte para o forno e asse por mais 20 minutos ou até que fique dourado.

Buon appetito!!!!!


Ps: a foto foi tirada à noite com câmera de celular, portanto, fica devendo um pouco à realidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário