Bem Vindos!

Sejam bem vindos ao Doces Floreios!

Este blog se destina àquelas pessoas que apreciam uma comidinha bem feita e um bom bate papo.

Pretendo postar aqui receitas que eu já fiz e sei que deram certo, assuntos do dia-a-dia, dicas culinárias, de lugares, comidas, bebidas e etc. Não hesitem em fazer seus comentários, tirar dúvidas, mandar sugestões ou reclamações, enfim, sintam-se em casa.

Se quiserem podem pedir receitas ou mandar as suas próprias. Terei o maior prazer em pesquisar, testar e publicar, indicando sempre o autor. Será um saboroso desafio!

Espero podermos passar bons momentos aqui! *_*

Juliana

____________________________________________

Quem não se comunica, se trumbica!

Quem não se comunica, se trumbica!

Para que possamos nos comunicar melhor e ninguém se sentir perdido por aqui, resolvi fazer algumas pequenas mudanças e deixar um pequeno "manual de instruções" permanentemente à vista.

1 - O nosso bate papo será integralmente realizado através do blog. Portanto, ao deixar um comentário basta acessar o post novamente para ver a resposta.

2- Todo comentário será respondido.

3- Para falar sobre um assunto que não seja especificamente de algum post, vá ao "Mural de Recados".

4- Não haverá comunicação através de e-mail. Isto só acontecerá dependendo da solicitação.

5- À direita, ao rolar o blog, está disponível uma ferramenta que permite o recebimento de avisos sobre novos posts no blog. A informação ali depositada é sigilosa, inclusive para mim.

6- Este blog está sujeito à mudanças, raios e trovoadas. Mas, a previsão é de tempo bom sempre, com muito calor no coração.

7- Apreciem sem moderação!

___________________________________________

Entendendo o Blog...

Entendendo o Blog...

Todos os posts estão classificados.

No marcador "Prazeres da Alma" encontram-se os lugares, livros, filmes, etc, que mereceram algum comentário, dicas de lugares, orientações sobre festas e decoração, coisas sobres as quais tive vontade de escrever, enfim minhas opiniões particulares.

Já no "Prazeres da Carne" estarão todas as receitas, classificadas por seus ingredientes principais.

No "Classificação das Receitas" estarão todas as receitas separadas por uma ou mais características subjetivas, no intuito de permitir uma pesquisa de maneira um pouco mais "didática". Aqui será possível identificar o grau de dificuldade da receita, por exemplo.

Essa é uma novidade que resolvi incluir no blog atendendo a pedidos. Portanto, mandem suas sugestões!

___________________________________________

quinta-feira, 15 de novembro de 2012

Frango com Queijo Taleggio, Pesto e Tomates Assados

Para quem gosta de cozinhar, livros de receita nunca são demais. Gosto muito de uma autora chamada Mary Berry e resolvi usar uma de suas receitas para um pequeno jantar recentemente. E essa receita impressiona, posso garantir!
Neste dia optei por fazer tudo, dos canapés à sobremesa. E para o prato principal, escolhi uma receita da Mary que leva um ingrediente que eu não conhecia: o queijo taleggio. Oba, uma nova aventura!!
Primeiro, constatei que não foi nada fácil achar o tal queijo. Finalmente encontrei um importado à preço de ouro. Mas, tinha que ser ele!
Cheguei em casa naquela curiosidade de saber sua textura, seu sabor, seu aroma... Desembrulhei-o como uma criança que abre um saquinho surpresa. Levei um susto: esse queijo deve estar estragado!! A casca amarronzada, grossa e melada tinha um cheiro bastante forte, diferente de todos os outros queijos "fedorentos" que conheço. Corri pro computador porque, nessa horas, "só o Google salva". 
Pois bem, o queijo Taleggio, de origem italiana da região da Lombardia, de casca grossa e massa mole, quase cremosa, é assim mesmo, cheiro marcante e sabor picante. Ah tá, não está estragado, então, mãos à obra! Dizem que é muito apreciado em risotos; claro que vou testar.
Tirei a casca e provei. Hummm, diferente, muito diferente.O certo é que gostei do queijo mas fiquei com medo de utilizar a quantidade indicada na receita e deixar meus convidados com fome. De forma que fui econômica e me arrependo muitíssimo, pois ficou suave e delicioso! E todo mundo adorou! Da próxima vez serei generosa, prometo!
Vamos ao que interessa: a receita!

Molho Pesto

Delicioso, esse molho à base de manjericão tem mil e uma utilidades, sendo o seu uso mais famoso com massas.
Como ele é empregado em algumas receitas, resolvi postar sua receita de modo separado ao invés de reescrevê-la a cada utilização.
Segue a receita...
Em um processador ou liquidificador coloque um maço de manjericão, 2 dentes de alho amassados, 1 colher de sopa de pinoles (previamente torrados em frigideira) ou nozes grosseiramente picadas e 2 colheres  de sopa de parmesão fresco ralado. Adicione 100 ml de azeite de oliva extravirgem e vá pulsando até obter a consistência desejada. Não devem ficar folhas inteiras mas, a mistura também não deve se transformar numa pasta homogênea. Tempere com pimenta moída na hora e sal, se necessário.

Ps: essa imagem é do Cozinha Pequena. Por ser a que mais se parece com o pesto que faço, peguei emprestada, já que não tenho fotos próprias.