Bem Vindos!

Sejam bem vindos ao Doces Floreios!

Este blog se destina àquelas pessoas que apreciam uma comidinha bem feita e um bom bate papo.

Pretendo postar aqui receitas que eu já fiz e sei que deram certo, assuntos do dia-a-dia, dicas culinárias, de lugares, comidas, bebidas e etc. Não hesitem em fazer seus comentários, tirar dúvidas, mandar sugestões ou reclamações, enfim, sintam-se em casa.

Se quiserem podem pedir receitas ou mandar as suas próprias. Terei o maior prazer em pesquisar, testar e publicar, indicando sempre o autor. Será um saboroso desafio!

Espero podermos passar bons momentos aqui! *_*

Juliana

____________________________________________

Quem não se comunica, se trumbica!

Quem não se comunica, se trumbica!

Para que possamos nos comunicar melhor e ninguém se sentir perdido por aqui, resolvi fazer algumas pequenas mudanças e deixar um pequeno "manual de instruções" permanentemente à vista.

1 - O nosso bate papo será integralmente realizado através do blog. Portanto, ao deixar um comentário basta acessar o post novamente para ver a resposta.

2- Todo comentário será respondido.

3- Para falar sobre um assunto que não seja especificamente de algum post, vá ao "Mural de Recados".

4- Não haverá comunicação através de e-mail. Isto só acontecerá dependendo da solicitação.

5- À direita, ao rolar o blog, está disponível uma ferramenta que permite o recebimento de avisos sobre novos posts no blog. A informação ali depositada é sigilosa, inclusive para mim.

6- Este blog está sujeito à mudanças, raios e trovoadas. Mas, a previsão é de tempo bom sempre, com muito calor no coração.

7- Apreciem sem moderação!

___________________________________________

Entendendo o Blog...

Entendendo o Blog...

Todos os posts estão classificados.

No marcador "Prazeres da Alma" encontram-se os lugares, livros, filmes, etc, que mereceram algum comentário, dicas de lugares, orientações sobre festas e decoração, coisas sobres as quais tive vontade de escrever, enfim minhas opiniões particulares.

Já no "Prazeres da Carne" estarão todas as receitas, classificadas por seus ingredientes principais.

No "Classificação das Receitas" estarão todas as receitas separadas por uma ou mais características subjetivas, no intuito de permitir uma pesquisa de maneira um pouco mais "didática". Aqui será possível identificar o grau de dificuldade da receita, por exemplo.

Essa é uma novidade que resolvi incluir no blog atendendo a pedidos. Portanto, mandem suas sugestões!

___________________________________________

quarta-feira, 20 de abril de 2011

Peixe à Delícia

Hummm, as delícias do Ceará... São tantas que poderia ficar horas escrevendo sobre o mar de temperatura amena, o ventinho que embala a gente, as jangadas chegando de manhã cedo, o delta do Rio Jaguaribe, os ipês floridos da Serra de Baturité, etc. É, podia ficar muitas horas mesmo falando dessa terra maravilhosa...

Mas, pra variar, vamos falar de comida!

Carne de Sol, camarão, lagosta, baião de dois, arroz de carneiro, queijo coalho, feijão verde, ai... são muitas delícias. Havia um tempo, em que a gente pedia um “Pargo Frito” nas barracas da praia (um dos melhores peixes que já comi na vida) e tinha que ir até a cozinha escolher o tamanho do peixe. Hoje, infelizmente, o pargo está cada vez menor e não há muita diferença entre um e outro. O mesmo acontecia com os caranguejos, vivos e grandes, exibidos dentro de uma bacia executando um estranho balé, indo um a um parar no caldeirão fervente.

Para quem conhece o Ceará, a receita de hoje talvez não seja nenhuma novidade. Mas, convido todos a viajar comigo nesse prato de sabor único que é o “Peixe à Delícia”. No fim do post, há uma sugestão de vinho para acompanhar o prato, com uma pequena estorinha sobre essa harmonização.

Peixe à Delícia

Obs: como não tenho essa receita escrita formalmente, a quantidade dos ingredientes vai ser na base do bom senso.

Calcule entre 200/300 gr de peixe por pessoa.
Escolha filé, sem espinhas, de um peixe de carne firme (a fim de evitar que ele se esfarele na frigideira)
pode ser: badejo, cherne, haddock, namorado, pargo, etc (no Ceará se faz com pargo, mas não creio que o mesmo pargo que se encontra lá seja o mesmo que em SP, por exemplo).
Banana da terra ou banana prata, quanto baste para o cobrir o pirex que você for usar
 
Molho branco, quanto baste para envolver todo o peixe e as bananas
 
Queijo coalho ralado, no ralo grosso, quanto baste para cobrir toda a superfície do pirex, com abundância.
 
Modo de preparo:  deixe o peixe marinando em limão por pelo menos meia hora. Passe uma água rapidamente para tirar o excesso de limão e tempere os filés com alho, sal e pimenta do reino. Passe os filés na farinha de trigo. Frite-os rapidamente em azeite quente. (Não precisa ficar muito douradinho não, é mais para evitar que quando o peixe vá ao forno, fique "minando" água em excesso) Reserve.
 
Corte as bananas em lâminas, não muito finas, no sentido do comprimento. Frite-as em azeite quente, escorra em papel absorvente. (a banana da terra é mais fácil de fritar, se for usar a banana prata, que eu gosto mais, por exemplo, talvez precise passar uma pouco de farinha nelas também para que não se desfaçam ou quebrem na frigideira) Reserve.
 
Para montar o prato, disponha um pouco de molho no fundo de uma travessa refratária, acomode os filés, as bananas, cubra com o molho e salpique o queijo coalho por toda a superfície. Pode ser feito com mais de uma camada de cada um, por exemplo: molho-peixe-banana-molho-peixe-banana-molho-queijo. O prato que eu fiz, anteontem, foi assim, em duas camadas.
 
 
 
Há uma variação bastante conhecida que é forrar a travessa com batatas levemente cozidas, ou seja, não em ponto de pirê, mas firmes. Eu prefiro servir com batatas à parte.
 
Estórias e Harmonização
Dessa última vez, fiz essa receita para receber uma amiga americana da minha mãe. Na verdade, elas são mais que amigas, são irmãs. Nancy veio ao Brasil, mais especificamente para o Ceará, em 1961, como estudante de intercâmbio! Que loucura, como pode uma americaninha, adolescente, vir parar em Fortaleza em plena década de 60?!? Veio e ficou hospedada com meus avós. Foi assim que elas se tornaram irmãs e são muito próximas. Nancy já voltou ao Brasil diversas vezes, inclusive um de seus filhos mora em São Paulo. Mas, como minha família saiu do Ceará há muito tempo, ela nunca mais voltou à Fortaleza. Por isso, anteontem, tive a oportunidade de oferecer-lhe este prato, como uma forma de recordar. 
Quanto à harmonização, esse é uma estória engraçada. Ia fazer o Peixe à Delícia para servir em um almoço de família por ocasião do meu filho mais novo. Tudo bem, peixe vai melhor com vinho branco, mas qual? Foi aí que me beio uma idéia: vou perguntar ao Renato Machado! Todos os dias, o jornal da manhã da CBN é encerrado com a "Hora do Brinde", comandado pelo Sardenberg e com o Renato Machado, que tira todo tipo de dúvida sobre como comprar, investir, armazenar e harmonizar vinhos e outras bebidas.Pois bem, fui ao site da CBN e mandei uma mensagem explicando a receita e pedindo uma sugestão. Dois dias depois ouvi, ao vivo, a resposta do Renato. Morri de rir dentro do carro. Mais tarde toda a família ouviu pelo site da CBN. A sugestão é: um chardonnay jovem, safra mais ou menos de 2002, de preferência californiano, mas o chileno vai muito bem. Fiquei com o chileno, alguma coisa "de los Reys", pois não encontrei o americano. Se me lembrar do nome certinho, volto para postar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário