Bem Vindos!

Sejam bem vindos ao Doces Floreios!

Este blog se destina àquelas pessoas que apreciam uma comidinha bem feita e um bom bate papo.

Pretendo postar aqui receitas que eu já fiz e sei que deram certo, assuntos do dia-a-dia, dicas culinárias, de lugares, comidas, bebidas e etc. Não hesitem em fazer seus comentários, tirar dúvidas, mandar sugestões ou reclamações, enfim, sintam-se em casa.

Se quiserem podem pedir receitas ou mandar as suas próprias. Terei o maior prazer em pesquisar, testar e publicar, indicando sempre o autor. Será um saboroso desafio!

Espero podermos passar bons momentos aqui! *_*

Juliana

____________________________________________

Quem não se comunica, se trumbica!

Quem não se comunica, se trumbica!

Para que possamos nos comunicar melhor e ninguém se sentir perdido por aqui, resolvi fazer algumas pequenas mudanças e deixar um pequeno "manual de instruções" permanentemente à vista.

1 - O nosso bate papo será integralmente realizado através do blog. Portanto, ao deixar um comentário basta acessar o post novamente para ver a resposta.

2- Todo comentário será respondido.

3- Para falar sobre um assunto que não seja especificamente de algum post, vá ao "Mural de Recados".

4- Não haverá comunicação através de e-mail. Isto só acontecerá dependendo da solicitação.

5- À direita, ao rolar o blog, está disponível uma ferramenta que permite o recebimento de avisos sobre novos posts no blog. A informação ali depositada é sigilosa, inclusive para mim.

6- Este blog está sujeito à mudanças, raios e trovoadas. Mas, a previsão é de tempo bom sempre, com muito calor no coração.

7- Apreciem sem moderação!

___________________________________________

Entendendo o Blog...

Entendendo o Blog...

Todos os posts estão classificados.

No marcador "Prazeres da Alma" encontram-se os lugares, livros, filmes, etc, que mereceram algum comentário, dicas de lugares, orientações sobre festas e decoração, coisas sobres as quais tive vontade de escrever, enfim minhas opiniões particulares.

Já no "Prazeres da Carne" estarão todas as receitas, classificadas por seus ingredientes principais.

No "Classificação das Receitas" estarão todas as receitas separadas por uma ou mais características subjetivas, no intuito de permitir uma pesquisa de maneira um pouco mais "didática". Aqui será possível identificar o grau de dificuldade da receita, por exemplo.

Essa é uma novidade que resolvi incluir no blog atendendo a pedidos. Portanto, mandem suas sugestões!

___________________________________________

segunda-feira, 10 de outubro de 2011

Bolinhas de Risoto com Queijo Fontina e Pesto

 Tenho uma Tia “postiça” que mora em Brasília e veio nos fazer uma visita de 1 semana.  Aliás, como é bom ter essas pessoas em nossa vida... Não são parentes de sangue, mas são de alma... Ela e minha mãe são muito amigas, mas muito mesmo, desde antes de eu nascer (não cabe aqui dizer em anos quanto tempo tem isso, né? )! Por isso, cresci chamando-a de Tia, mas na verdade ela é a melhor amiga que eu tenho da geração da minha mãe. Inúmeras vezes, quando na adolescência eu, momentaneamente, achava a minha mãe a pior mãe do mundo, era pra ela que eu telefonava pra me acalmar. Assim , aproveito para dizer, mais uma vez: -Te amo, Tia!
Enfim, foi uma ótima oportunidade para reunir muitas cobaias e botar a mão na massa.  No cardápio da noite havia três petiscos à base de queijo (Suppli de Queijo Fontina e Pesto, Camembert Assado e Canapés de Parmesão e Cebola) e como pratos principais o já famoso Bife Wellington e Pennette Con Salmone Affumicato e Asparagi.
Hummmm, ficou tudo delicioso e vou postando aos poucos aqui no blog. E o melhor foi ter a companhia dela na hora de comer e na hora de cozinhar. Sem a sua ajuda talvez não fosse possível preparar em tempo tantas guloseimas. Decidimos o menu em cima da hora, que sufoco!!!
Começo, então pelo Suppli de Queijo Fontina e Pesto, receita de Carla Pernambuco.  Não há porque se assustar com esse nome “Suppli”, que nada mais é do que bolinhas de risoto recheadas. Nesta ocasião, servi com petisco, mas também cairia muito bem como entrada acompanhado de uma saladinha verde, por exemplo. Sim, os bolinhos são fritos, mas em dia de festa e em pouca quantidade, pode! E o sabor é super delicado e leve...
Vamos à receita então...


Suppli de Queijo Fontina e Pesto
(Dez x 10, Carla Pernambuco, Ed. Leya)
10 porções (mas quando fiz deu mais, tipo 13 ou 14)
1 xícara de arroz carnaroli ( fácil de encontrar em qualquer mercado, mas pode ser substituído pelo arbóreo)
½ cebola ralada
Azeite extra virgem
1 xícara de vinho branco
750 ml de caldo de frango (nunca uso uma medida exata, faço aquele litro básico e vou usando o tanto que preciso)
3 colheres de sopa de manteiga
½ xícara de parmesão ralado
Sal e pimenta moída na hora
1 xícara de queijo fontina ralado (também não é difícil de encontrar)
½ xícara de molho pesto (pode ser encontrado pronto)
2 ovos para empanar
Farinha de rosca para empanar
Óleo para fritar

Salteie a cebola em um fio de azeite, junte o arroz e refogue. Junte o vinho e mexa até secar completamente. Vá acrescentando o caldo aos poucos, mexendo sempre. Adicione 1 concha do caldo e só coloque outra quando a anterior tiver secado. Quando o arroz estiver um pouco mais macio que “aL dente”, junte a manteiga e o parmesão, acerte o sal e misture bem. Disponha tudo numa assadeira e deixe esfriar.

Faça bolinhas recheando com um pouco de fontina e um pingo de pesto. Feche bem e empane no ovo e na farinha de rosca. Frite em óleo quente e sirva imediatamente.

 Muito bom, aliás como todo o livro da Carla.
Como risoto vai bem com quase tudo, há uma infinidade de opções para recheio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário