Bem Vindos!

Sejam bem vindos ao Doces Floreios!

Este blog se destina àquelas pessoas que apreciam uma comidinha bem feita e um bom bate papo.

Pretendo postar aqui receitas que eu já fiz e sei que deram certo, assuntos do dia-a-dia, dicas culinárias, de lugares, comidas, bebidas e etc. Não hesitem em fazer seus comentários, tirar dúvidas, mandar sugestões ou reclamações, enfim, sintam-se em casa.

Se quiserem podem pedir receitas ou mandar as suas próprias. Terei o maior prazer em pesquisar, testar e publicar, indicando sempre o autor. Será um saboroso desafio!

Espero podermos passar bons momentos aqui! *_*

Juliana

____________________________________________

Quem não se comunica, se trumbica!

Para que possamos nos comunicar melhor e ninguém se sentir perdido por aqui, resolvi fazer algumas pequenas mudanças e deixar um pequeno "manual de instruções" permanentemente à vista.

1 - O nosso bate papo será integralmente realizado através do blog. Portanto, ao deixar um comentário basta acessar o post novamente para ver a resposta.

2- Todo comentário será respondido.

3- Para falar sobre um assunto que não seja especificamente de algum post, vá ao "Mural de Recados".

4- Não haverá comunicação através de e-mail. Isto só acontecerá dependendo da solicitação.

5- À direita, ao rolar o blog, está disponível uma ferramenta que permite o recebimento de avisos sobre novos posts no blog. A informação ali depositada é sigilosa, inclusive para mim.

6- Este blog está sujeito à mudanças, raios e trovoadas. Mas, a previsão é de tempo bom sempre, com muito calor no coração.

7- Apreciem sem moderação!

___________________________________________

Entendendo o Blog...

Todos os posts estão classificados.

No marcador "Prazeres da Alma" encontram-se os lugares, livros, filmes, etc, que mereceram algum comentário, dicas de lugares, orientações sobre festas e decoração, coisas sobres as quais tive vontade de escrever, enfim minhas opiniões particulares.

Já no "Prazeres da Carne" estarão todas as receitas, classificadas por seus ingredientes principais.

No "Classificação das Receitas" estarão todas as receitas separadas por uma ou mais características subjetivas, no intuito de permitir uma pesquisa de maneira um pouco mais "didática". Aqui será possível identificar o grau de dificuldade da receita, por exemplo.

Essa é uma novidade que resolvi incluir no blog atendendo a pedidos. Portanto, mandem suas sugestões!

___________________________________________

terça-feira, 25 de outubro de 2011

Maceió- Alagoas

Depois de muitos anos, minha família conseguiu tirar uma semana inteirinha de férias!
Em meio a esse inverno gelado do sudeste, optamos pelo sol e calor do nordeste, mais precisamente, Maceió.
Foram sete noites e oito dias de muita diversão! Voltamos felizes, relaxados e bronzeados.
Não conhecemos muita coisa, pois escolhemos ficar em um hotel/resort que fica afastado do centro da cidade. No entanto, pretendo dividir aqui minhas impressões sobre essa cidade de beleza natural única.

A cidade – com aproximadamente 1 milhão de habitantes, Maceió é uma cidade em crescimento principalmente pela produção de cana e pelo turismo. Possui uma vasta rede hoteleira para todos os gostos e bolsos.
Sua história é interessante: o primeiro presidente do Brasil, Floriano Peixoto, era alagoano e muitos monumentos foram erguidos em sua homenagem.  Muitos nomes da cultura nacional também vieram “das Alagoas”, como Djavan, Hermeto Pascoal e Graciliano Ramos, entre outros. Ah!,  e o povo adora falar da passagem política referente ao assassinato e saga da família de PC Farias.
Cercada de praias, Maceió é banhada por um mar de cores exuberantes. No entanto, caminhando em direção ao centro se vê muita, mas muita sujeira e prédios velhos em péssimo estado de conservação. Uma pena...

O Hotel – viajando com as crianças e sem ter conhecidos na cidade, optamos por ficar num hotel/resort, daqueles que a gente não precisa sair pra nada, tem tudo lá.  Escolhemos o Village Pratagy, que é um pouco afastado do centro da cidade, coisa de uns 15 a 20 km.  Não me arrependo nem por um segundo. A praia, praticamente privativa, dá de 10x0 nas praias centrais. Fora isso, não é preciso atravessar ruas nem nada, a praia é uma extensão do hotel e conta com uma infra-estrutura discreta e eficiente. Infelizmente, a distância impediu que conhecêssemos melhor a cidade e suas opções de lazer, como bares e restaurantes. No entanto, o meu intuito era uma viagem com a família e as crianças puderam circular livremente da praia para a piscina e vice versa, enquanto eu e meu marido nos espichávamos nas espreguiçadeiras embalados pelo vento e saboreando deliciosas caipirinhas e petiscos típicos. Foi um sossego, muitíssimo confortável, quase paradisíaco.
O hotel oferece muitos serviços e entretenimento, para adultos e crianças. A equipe, desde os garçons até os monitores infantis são muito simpáticos, prestativos e cuidadosos. Os pequenos se divertiram a valer! E nós também...
Praia do Hotel Village Pratagy

Hotel Village Pratagy

Praia nos arredores do Hotel

Acesso do Hotel para a praia

Os passeios – Alagoas tem muita coisa pra conhecer. São muitos e muitos quilômetros de praia. Tem programação para os sete dias da semana. No entanto, achei tudo um pouco cansativo demais. Existem duas opções: ou se compra o passeio com uma operadora de turismo ou com guias autônomos. Na primeira opção, paga-se mais barato, mas tem toda aquela coisa de convênio com restaurantes (que muitas vezes não são os melhores) e lojas, além de durarem um dia inteiro (saída às 7:00 e retorno às 17:00). Pela segunda opção, paga-se muito mais caro, mas com a vantagem da flexibilidade de horário, vai e volta na hora que quiser.
No nosso caso, como estávamos a fim mesmo era de relaxar, portanto fizemos apenas dois passeios:
1-    1-  City Tur + Praia do Francês + Mercado Central – Foi apenas pelo City Tour que tirei minhas impressões sobre  Maceió, pois não tive outra oportunidade de circular pela cidade. E, infelizmente, pude constatar o abandono e o descaso por todos os lados. Acidade toda muito suja e desorganizada, uma pena... Chegando ao mirante, dezenas de vendedores de souvenirs te cercam de uma maneira um pouco ostensiva demais, e a vista não é lá essas coisas, fruto do crescimento desordenado da cidade.
A Praia do Francês é ainda mais decepcionante. A beleza natural é exuberante e o mar delicioso,que tem um pedaço com ondas e correnteza fortes e outro bem calminho, quase uma piscina. Mas, o loteamento da areia por bares e restaurantes chega a ser irresponsável. Sem contar os ambulantes que passam de 3 em 3 segundos. Muito chato isso!

O Mercado Central é apertadinho e com poucas opções. Sou suspeita, porque conheço o de Fortaleza e lá é bem maior e oferece maior variedade. Até procurei toalha de mesa de fibra de coco, mas não achei nada que me agradasse. Comprei apenas alguns sacos de castanha.
Mirante

Praia do Francês
                                                                                          (parte de mar bravo)

(mar calmo)

2 – Piscinas Naturais de Maragogi – Por ser um pouco mais distante e só possível com a maré bem baixa, tivemos que sair do hotel às 6 hrs em ponto! E lá fomos nós! Chegando à praia, toma-se um barco e em mais ou menos 15 minutos chegamos às piscinas naturais de corais. É bonito, com certeza! O legal foi que resolvemos fazer, pela primeira vez na vida, o mergulho com oxigênio. A visibilidade não estava lá essas coisas e, como somos iniciantes, nos levam pra uns lugares mais simples. Acredito que deve ter coisa muito mais bonita por lá.  Voltando à praia, o mesmo problema de sempre, muita gente, desorganização e sujeira. Mas, valeu!

Galés de Maragogi

Gostaria de ter ido até a Foz do Rio São Francisco, mas era o mais cansativo e as crianças queriam mesmo se esbaldar pelo hotel e cercanias. Fica pra próxima, porque sim, eu voltaria à Maceió, mas somente nesse esquema de resort, sendo que não dispensaria sair do hotel, por conta própria, para conhecer melhor a cidade em si.
Ano que vem tem mais, Rio Grande do Norte que me aguarde...