Que bom é ter um motivo pra cozinhar em pleno dia de semana... Um Tio muito querido estava chegando, bem na hora do almoço, e me empolguei. Ao invés de fazer uma receita super especial, escolhi fazer três mais simples, mas deliciosas.
O cardápio foi: filé ao molho de três mostardas, batatas assadas francesas e risoto de roquefort com rúcula.
Vou postar uma por uma, pois o resultado vale à pena. Começo pelo risoto por ser o mais básico entre os pratos.
Risoto de Roquefort com Rúcula
(4 porções)
2 xícaras de arroz arbóreo
3 colheres de manteiga
Mais ou menos 2 ou 3 colheres de cebola picadinha
1 cálice de vinho branco
Mais ou menos 1 litro de caldo de frango, carne ou vegetais
150 gr de roquefort ou gorgonzola
1 maço de rúcula picado grosseiramente
Sal e pimenta do reino a gosto
Dissolva um tablete de caldo de frango, carne ou legumes em um litro de água e deixe a panela em fogo baixo para manter a fervura. Os restaurantes não usam caldos industrializados, mas às vezes, em casa, não temos outra opção.
Numa panela grande derreta duas colheres de manteiga (pode ser azeite) e refogue as cebolas até murcharem (não dourar). Em fogo médio, junte o arroz e frite por uns 2 minutos. Adicione o vinho e cozinhe mexendo até evaporar. Despeje uma concha de cada vez do caldo fervente ao arroz. Só adicione outra quando a anterior tiver evaporado completamente. Até aqui, a receita é igual para praticamente todos os risotos, o que muda é o que se incorpora a ele.
Quando perceber que o arroz está chegando ao ponto (al dente, ou seja um pouco durinho ainda) acrescente o roquefort. Acrescente a rúcula picada, sal, se necessário e uma pitada de pimenta do reino. Tampe a panela, deixe descansar poucos minutos e sirva.
Nenhum comentário:
Postar um comentário