Bem Vindos!

Sejam bem vindos ao Doces Floreios!

Este blog se destina àquelas pessoas que apreciam uma comidinha bem feita e um bom bate papo.

Pretendo postar aqui receitas que eu já fiz e sei que deram certo, assuntos do dia-a-dia, dicas culinárias, de lugares, comidas, bebidas e etc. Não hesitem em fazer seus comentários, tirar dúvidas, mandar sugestões ou reclamações, enfim, sintam-se em casa.

Se quiserem podem pedir receitas ou mandar as suas próprias. Terei o maior prazer em pesquisar, testar e publicar, indicando sempre o autor. Será um saboroso desafio!

Espero podermos passar bons momentos aqui! *_*

Juliana

____________________________________________

Quem não se comunica, se trumbica!

Quem não se comunica, se trumbica!

Para que possamos nos comunicar melhor e ninguém se sentir perdido por aqui, resolvi fazer algumas pequenas mudanças e deixar um pequeno "manual de instruções" permanentemente à vista.

1 - O nosso bate papo será integralmente realizado através do blog. Portanto, ao deixar um comentário basta acessar o post novamente para ver a resposta.

2- Todo comentário será respondido.

3- Para falar sobre um assunto que não seja especificamente de algum post, vá ao "Mural de Recados".

4- Não haverá comunicação através de e-mail. Isto só acontecerá dependendo da solicitação.

5- À direita, ao rolar o blog, está disponível uma ferramenta que permite o recebimento de avisos sobre novos posts no blog. A informação ali depositada é sigilosa, inclusive para mim.

6- Este blog está sujeito à mudanças, raios e trovoadas. Mas, a previsão é de tempo bom sempre, com muito calor no coração.

7- Apreciem sem moderação!

___________________________________________

Entendendo o Blog...

Entendendo o Blog...

Todos os posts estão classificados.

No marcador "Prazeres da Alma" encontram-se os lugares, livros, filmes, etc, que mereceram algum comentário, dicas de lugares, orientações sobre festas e decoração, coisas sobres as quais tive vontade de escrever, enfim minhas opiniões particulares.

Já no "Prazeres da Carne" estarão todas as receitas, classificadas por seus ingredientes principais.

No "Classificação das Receitas" estarão todas as receitas separadas por uma ou mais características subjetivas, no intuito de permitir uma pesquisa de maneira um pouco mais "didática". Aqui será possível identificar o grau de dificuldade da receita, por exemplo.

Essa é uma novidade que resolvi incluir no blog atendendo a pedidos. Portanto, mandem suas sugestões!

___________________________________________

terça-feira, 12 de julho de 2011

Risoto de Roquefort com Rúcula

Que bom é ter um motivo pra cozinhar em pleno dia de semana... Um Tio muito querido estava chegando, bem na hora do almoço, e me empolguei.  Ao invés de fazer uma receita super especial, escolhi fazer três mais simples, mas deliciosas.
O cardápio foi: filé ao molho de três mostardas, batatas assadas francesas e risoto de roquefort com rúcula.
Vou postar uma por uma, pois o resultado vale à pena. Começo pelo risoto por ser o mais básico entre os pratos.

Risoto de Roquefort com Rúcula
(4 porções)
2 xícaras de arroz arbóreo
3 colheres de manteiga
Mais ou menos 2 ou 3 colheres de cebola picadinha
1 cálice de vinho branco
Mais ou menos 1 litro de caldo de frango, carne ou vegetais
150 gr de roquefort ou gorgonzola
1 maço de rúcula picado grosseiramente
Sal e pimenta do reino a gosto
Dissolva um tablete de caldo de frango, carne ou legumes em um litro de água e deixe a panela em fogo baixo para manter a fervura. Os restaurantes não usam caldos industrializados, mas às vezes, em casa, não temos outra opção.
Numa panela grande derreta duas colheres de manteiga (pode ser azeite) e refogue as cebolas até murcharem (não dourar). Em fogo médio, junte o arroz e frite por uns 2 minutos. Adicione o vinho e cozinhe mexendo até evaporar.  Despeje uma concha de cada vez do caldo fervente ao arroz. Só adicione outra quando a anterior tiver evaporado completamente. Até aqui, a receita é igual para praticamente todos os risotos, o que muda é o que se incorpora a ele.
Quando perceber que o arroz está chegando ao ponto (al dente, ou seja um pouco durinho ainda) acrescente o roquefort. Acrescente a rúcula picada, sal, se necessário e uma pitada de pimenta do reino. Tampe a panela, deixe descansar poucos minutos e sirva. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário