Bem Vindos!

Sejam bem vindos ao Doces Floreios!

Este blog se destina àquelas pessoas que apreciam uma comidinha bem feita e um bom bate papo.

Pretendo postar aqui receitas que eu já fiz e sei que deram certo, assuntos do dia-a-dia, dicas culinárias, de lugares, comidas, bebidas e etc. Não hesitem em fazer seus comentários, tirar dúvidas, mandar sugestões ou reclamações, enfim, sintam-se em casa.

Se quiserem podem pedir receitas ou mandar as suas próprias. Terei o maior prazer em pesquisar, testar e publicar, indicando sempre o autor. Será um saboroso desafio!

Espero podermos passar bons momentos aqui! *_*

Juliana

____________________________________________

Quem não se comunica, se trumbica!

Quem não se comunica, se trumbica!

Para que possamos nos comunicar melhor e ninguém se sentir perdido por aqui, resolvi fazer algumas pequenas mudanças e deixar um pequeno "manual de instruções" permanentemente à vista.

1 - O nosso bate papo será integralmente realizado através do blog. Portanto, ao deixar um comentário basta acessar o post novamente para ver a resposta.

2- Todo comentário será respondido.

3- Para falar sobre um assunto que não seja especificamente de algum post, vá ao "Mural de Recados".

4- Não haverá comunicação através de e-mail. Isto só acontecerá dependendo da solicitação.

5- À direita, ao rolar o blog, está disponível uma ferramenta que permite o recebimento de avisos sobre novos posts no blog. A informação ali depositada é sigilosa, inclusive para mim.

6- Este blog está sujeito à mudanças, raios e trovoadas. Mas, a previsão é de tempo bom sempre, com muito calor no coração.

7- Apreciem sem moderação!

___________________________________________

Entendendo o Blog...

Entendendo o Blog...

Todos os posts estão classificados.

No marcador "Prazeres da Alma" encontram-se os lugares, livros, filmes, etc, que mereceram algum comentário, dicas de lugares, orientações sobre festas e decoração, coisas sobres as quais tive vontade de escrever, enfim minhas opiniões particulares.

Já no "Prazeres da Carne" estarão todas as receitas, classificadas por seus ingredientes principais.

No "Classificação das Receitas" estarão todas as receitas separadas por uma ou mais características subjetivas, no intuito de permitir uma pesquisa de maneira um pouco mais "didática". Aqui será possível identificar o grau de dificuldade da receita, por exemplo.

Essa é uma novidade que resolvi incluir no blog atendendo a pedidos. Portanto, mandem suas sugestões!

___________________________________________

quinta-feira, 29 de julho de 2010

Jantar com sotaque francês

O jantarzinho de quarta foi um sucesso... Me enrolei um pouco pra tudo ficar pronto na hora e os dois primeiros queijos que saíram da frigideira não ficaram tão perfeitos quanto o desejado, pois esqueci de abaixar o fogo!! Corrigido o problema, ficou tudo uma delícia!

Agora, aproveito para postar as receitas... (Sopa de Cebola e Brie Empanado)


Sopa de Cebola

Ingredientes:


6 cebolas grandes
sal a gosto
pimenta a gosto
150 g de manteiga
1 colher (sopa) de farinha de trigo
2 litros de água
2 tabletes de caldo de carne
4 colheres (sopa) de queijo gruyére ralado

Modo de Preparo:

Cortar as cebolas em rodelas finas. Refogar na manteiga. Juntar a farinha de trigo dissolvida na água, o caldo de carne, o sal e a pimenta, mexendo até engrossar. Ferver por 15 minutos em fogo brando. Servir polvilhada com queijo, acompanhadas de fatias de pão baguete.

Dicas pessoais: * Não espere engrossar como um creme, pois isso não vai acontecer com essa quantidade de farinha.
                       * Para o prato ficar mais saboroso e bonito, deve-se fazer torradas das rodelas da baguete, colocá-las primeiro no fundo do prato, polvilhar o queijo e só então servir a sopa. A quentura do caldo fará com que o queijo derreta exatamente em cima do pão.
 
 
Brie Empanado ( Receita do Diário do Olivier, disponível no site GNT)
 
Ingredientes


- 1 queijo Brie

- 8 colheres de sopa de farinha de rosca

- 1 ovo batido com garfo

- 1 colher de sopa de Óleo de canola

- 2 colheres de sopa de manteiga

Modo de fazer

Passe o queijo no ovo batido e depois na farinha de rosca. Em uma frigideira, coloque uma colher de sopa de óleo de canola e 2 colheres de sopa de manteiga para esquentar. Frite o queijo já empanado até dourar de todos lados em fogo baixo. Coloque sobre um prato e sirva com  salada temperada a seu gosto. A receita é para uma pessoa.

Dicas pessoais: *Tire o queijo da geladeira algumas horas antes, para que ele não esteja gelado na hora de fritar.
                        * O óleo e a manteiga devem estar bem quentes, mas não esqueça de abaixar o fogo na hora em que colocar o queijo, do contrário, ele não derreterá por inteiro.
                         *Certifique-se de que o queijo tem aquela "casca" em todo ao seu redor, senão ele vai derreter na panela, ou seja, não dá pra fazer com pedaços de brie cortado.
                         * O queijo não precisa ficar submerso na gordura, vire-o com uma escumadeira. Jamais espete com o garfo.

Um comentário:

  1. Sei que essa sopa é uma delícia, além de fácil de fazer. Seria interessante que vc dissesse mais ou menos para quantas pessoas é a receita. Pelo visto essa daí, se for servida em cumbuquinhas próprias, e se não for considerada como entrada (ou seja, é a própria refeição), deve dar fartamente para 4 pessoas. Se for servida em prato de sopa comum e fizer parte de uma refeição maior, poderá servir 6 pessoas. O que acha?

    ResponderExcluir