Bem Vindos!

Sejam bem vindos ao Doces Floreios!

Este blog se destina àquelas pessoas que apreciam uma comidinha bem feita e um bom bate papo.

Pretendo postar aqui receitas que eu já fiz e sei que deram certo, assuntos do dia-a-dia, dicas culinárias, de lugares, comidas, bebidas e etc. Não hesitem em fazer seus comentários, tirar dúvidas, mandar sugestões ou reclamações, enfim, sintam-se em casa.

Se quiserem podem pedir receitas ou mandar as suas próprias. Terei o maior prazer em pesquisar, testar e publicar, indicando sempre o autor. Será um saboroso desafio!

Espero podermos passar bons momentos aqui! *_*

Juliana

____________________________________________

Quem não se comunica, se trumbica!

Quem não se comunica, se trumbica!

Para que possamos nos comunicar melhor e ninguém se sentir perdido por aqui, resolvi fazer algumas pequenas mudanças e deixar um pequeno "manual de instruções" permanentemente à vista.

1 - O nosso bate papo será integralmente realizado através do blog. Portanto, ao deixar um comentário basta acessar o post novamente para ver a resposta.

2- Todo comentário será respondido.

3- Para falar sobre um assunto que não seja especificamente de algum post, vá ao "Mural de Recados".

4- Não haverá comunicação através de e-mail. Isto só acontecerá dependendo da solicitação.

5- À direita, ao rolar o blog, está disponível uma ferramenta que permite o recebimento de avisos sobre novos posts no blog. A informação ali depositada é sigilosa, inclusive para mim.

6- Este blog está sujeito à mudanças, raios e trovoadas. Mas, a previsão é de tempo bom sempre, com muito calor no coração.

7- Apreciem sem moderação!

___________________________________________

Entendendo o Blog...

Entendendo o Blog...

Todos os posts estão classificados.

No marcador "Prazeres da Alma" encontram-se os lugares, livros, filmes, etc, que mereceram algum comentário, dicas de lugares, orientações sobre festas e decoração, coisas sobres as quais tive vontade de escrever, enfim minhas opiniões particulares.

Já no "Prazeres da Carne" estarão todas as receitas, classificadas por seus ingredientes principais.

No "Classificação das Receitas" estarão todas as receitas separadas por uma ou mais características subjetivas, no intuito de permitir uma pesquisa de maneira um pouco mais "didática". Aqui será possível identificar o grau de dificuldade da receita, por exemplo.

Essa é uma novidade que resolvi incluir no blog atendendo a pedidos. Portanto, mandem suas sugestões!

___________________________________________

segunda-feira, 25 de outubro de 2010

Bacalhau gratinado com alho-poró

Confesso que, até alguns anos atrás, eu era um pouco "fresca" para comida, vamos dizer assim. Ainda bem que amadurecer/envelhecer tem lá suas vantagens, experimentar coisas novas deixa de ser algo tão complicado e passa a ser quase um desejo...
Pois bem, foi assim com o bacalhau. Antes, se houvesse qualquer outra opção à mesa, seria minha escolha certeira, até que os anos passaram e eu me permiti conhecer o sabor desse peixe tão especial.
O alho-poró é um dos meus cheiros e sabores preferidos na cozinha, e quando provei esta receita, na casa da minha Tia, em Brasília, senti uma combinação perfeita: o peixe de sabor forte com a delicadeza firme desse vegetal.
Em um almoço de domingo, tive o prazer de receber em casa dois casais amigos. Passamos boas horas em torno do fogão e da mesa, e o prato ficou uma delícia!
Hoje, venho dividir com vocês essa receita maravilhosa...


Bacalhau gratinado com alho-poró
(receita da minha Tia, onde ela aprendeu, só perguntando à própria rs)

1 kg de lombo de bacalhau (ao fim da receita, dicas para dessalgar)
1kg de alho-poró cortado em rodelas fininhas (só a parte branca)
100 gr de manteiga
sal e pimenta do reino a gosto
1/2 l de creme de leite fresco
750 ml de leite
1 pitada de noz moscada
1/2 xícara de farinha de trigo torrada
100 gr de parmesão ralado

Coloque o bacalhau de molho, cubra com água e leve ao fogo até levantar fervura. Escorra, passe em água fria, retires as espinhas e desfie em lascas grandes. Reserve.
Refogue o alho-poró na metade da manteiga, tempere a gosto e reserve (eu costumo refogar com um pouco de cebola e alho bem picadinhos).
Em uma panela média/grande, leve ao fogo o creme de leite, o leite, o restante da manteiga, mexendo sempre, até começar a ferver. Tempere com o sal, a pimenta do reino e a noz moscada. Acrescente, aos poucos, a farinha dissolvida em um pouco de água. Continue mexendo, com colher de pau ou fouet, e retire do fogo quando engrossar.
Numa travessa refratária, alterne camadas de creme, bacalhau e parmesão, até terminar os ingredientes.
Cubra com o alho-poró refogado, salpique parmesão e leve ao forno para gratinar.
Hummmm.... delícia....
Essa receita serve 4 pessoas fartamente. Nocaso da foto, a receita foi aumentada para servir 6 pessoas.
Vai bem para almoços e jantares, inclusive formais, tanto no serviço à francesa quanto no à americana, pois é um prato que pouco precisa do uso faca. Para acompanhar, arroz branco e batatas, são boas sugestões.

Dicas para dessalgar o bacalhau:
1- Hoje, já existe no mercado, lombo de bacalhau congelado e dessalgado em ponto de uso. Confira se o custo/benefício serve para você, pois fica ótimo também. Nesse caso, siga as instruções de descongelamento do fabricante.
2 - No caso do bacalhau salgado, deixe-o de molho por 48 hrs, na geladeira, trocando a água pelo menos umas 4 vezes. Se o seu tempo for mais curto, troque a água mais vezes (a cada 2 hrs). Entre uma troca de água e outra, você pode deixá-lo de molho no leite, também por duas horas, e depois voltá-lo para a água.

Notas pessoais de preparo:
1- Quando você estiver fazendo o creme branco, pode chegar a pensar que ele nunca vai engrossar, mas é porque demora um pouco mesmo. Continue mexendo sem parar e tenha paciência, ele vai engrossar. rs
2- Tanto a pimenta do reino quanto a noz moscada (tempero indispensável para mim), ficam mais cheirosas e saborosas se moída e ralada na hora.
3 - o fouet, que é um utensílio ótimo para mexer cremes e molhos que podem empelotar, parece com as "pás" da batedeira. Em panela antiaderente, opte pelo de nylon, pois o de aço vai arranhá-la.

Espero que gostem...

Nenhum comentário:

Postar um comentário