Pois bem, foi assim com o bacalhau. Antes, se houvesse qualquer outra opção à mesa, seria minha escolha certeira, até que os anos passaram e eu me permiti conhecer o sabor desse peixe tão especial.
O alho-poró é um dos meus cheiros e sabores preferidos na cozinha, e quando provei esta receita, na casa da minha Tia, em Brasília, senti uma combinação perfeita: o peixe de sabor forte com a delicadeza firme desse vegetal.
Em um almoço de domingo, tive o prazer de receber em casa dois casais amigos. Passamos boas horas em torno do fogão e da mesa, e o prato ficou uma delícia!
Hoje, venho dividir com vocês essa receita maravilhosa...
Bacalhau gratinado com alho-poró
(receita da minha Tia, onde ela aprendeu, só perguntando à própria rs)
1 kg de lombo de bacalhau (ao fim da receita, dicas para dessalgar)
1kg de alho-poró cortado em rodelas fininhas (só a parte branca)
100 gr de manteiga
sal e pimenta do reino a gosto
1/2 l de creme de leite fresco
750 ml de leite
1 pitada de noz moscada
1/2 xícara de farinha de trigo torrada
100 gr de parmesão ralado
Coloque o bacalhau de molho, cubra com água e leve ao fogo até levantar fervura. Escorra, passe em água fria, retires as espinhas e desfie em lascas grandes. Reserve.
Refogue o alho-poró na metade da manteiga, tempere a gosto e reserve (eu costumo refogar com um pouco de cebola e alho bem picadinhos).
Em uma panela média/grande, leve ao fogo o creme de leite, o leite, o restante da manteiga, mexendo sempre, até começar a ferver. Tempere com o sal, a pimenta do reino e a noz moscada. Acrescente, aos poucos, a farinha dissolvida em um pouco de água. Continue mexendo, com colher de pau ou fouet, e retire do fogo quando engrossar.
Numa travessa refratária, alterne camadas de creme, bacalhau e parmesão, até terminar os ingredientes.
Cubra com o alho-poró refogado, salpique parmesão e leve ao forno para gratinar.
Hummmm.... delícia....
Essa receita serve 4 pessoas fartamente. Nocaso da foto, a receita foi aumentada para servir 6 pessoas.
Vai bem para almoços e jantares, inclusive formais, tanto no serviço à francesa quanto no à americana, pois é um prato que pouco precisa do uso faca. Para acompanhar, arroz branco e batatas, são boas sugestões.Dicas para dessalgar o bacalhau:
1- Hoje, já existe no mercado, lombo de bacalhau congelado e dessalgado em ponto de uso. Confira se o custo/benefício serve para você, pois fica ótimo também. Nesse caso, siga as instruções de descongelamento do fabricante.
2 - No caso do bacalhau salgado, deixe-o de molho por 48 hrs, na geladeira, trocando a água pelo menos umas 4 vezes. Se o seu tempo for mais curto, troque a água mais vezes (a cada 2 hrs). Entre uma troca de água e outra, você pode deixá-lo de molho no leite, também por duas horas, e depois voltá-lo para a água.
Notas pessoais de preparo:
1- Quando você estiver fazendo o creme branco, pode chegar a pensar que ele nunca vai engrossar, mas é porque demora um pouco mesmo. Continue mexendo sem parar e tenha paciência, ele vai engrossar. rs
2- Tanto a pimenta do reino quanto a noz moscada (tempero indispensável para mim), ficam mais cheirosas e saborosas se moída e ralada na hora.
3 - o fouet, que é um utensílio ótimo para mexer cremes e molhos que podem empelotar, parece com as "pás" da batedeira. Em panela antiaderente, opte pelo de nylon, pois o de aço vai arranhá-la.
Espero que gostem...
Nenhum comentário:
Postar um comentário