Tenho uma Tia “postiça” que mora em Brasília e veio nos fazer uma visita de 1 semana. Aliás, como é bom ter essas pessoas em nossa vida... Não são parentes de sangue, mas são de alma... Ela e minha mãe são muito amigas, mas muito mesmo, desde antes de eu nascer (não cabe aqui dizer em anos quanto tempo tem isso, né? )! Por isso, cresci chamando-a de Tia, mas na verdade ela é a melhor amiga que eu tenho da geração da minha mãe. Inúmeras vezes, quando na adolescência eu, momentaneamente, achava a minha mãe a pior mãe do mundo, era pra ela que eu telefonava pra me acalmar. Assim , aproveito para dizer, mais uma vez: -Te amo, Tia!
Enfim, foi uma ótima oportunidade para reunir muitas cobaias e botar a mão na massa. No cardápio da noite havia três petiscos à base de queijo (Suppli de Queijo Fontina e Pesto, Camembert Assado e Canapés de Parmesão e Cebola) e como pratos principais o já famoso Bife Wellington e Pennette Con Salmone Affumicato e Asparagi.
Hummmm, ficou tudo delicioso e vou postando aos poucos aqui no blog. E o melhor foi ter a companhia dela na hora de comer e na hora de cozinhar. Sem a sua ajuda talvez não fosse possível preparar em tempo tantas guloseimas. Decidimos o menu em cima da hora, que sufoco!!!
Começo, então pelo Suppli de Queijo Fontina e Pesto, receita de Carla Pernambuco. Não há porque se assustar com esse nome “Suppli”, que nada mais é do que bolinhas de risoto recheadas. Nesta ocasião, servi com petisco, mas também cairia muito bem como entrada acompanhado de uma saladinha verde, por exemplo. Sim, os bolinhos são fritos, mas em dia de festa e em pouca quantidade, pode! E o sabor é super delicado e leve...
Vamos à receita então...
Suppli de Queijo Fontina e Pesto
(Dez x 10, Carla Pernambuco, Ed. Leya)
10 porções (mas quando fiz deu mais, tipo 13 ou 14)
1 xícara de arroz carnaroli ( fácil de encontrar em qualquer mercado, mas pode ser substituído pelo arbóreo)
½ cebola ralada
Azeite extra virgem
1 xícara de vinho branco
750 ml de caldo de frango (nunca uso uma medida exata, faço aquele litro básico e vou usando o tanto que preciso)
3 colheres de sopa de manteiga
½ xícara de parmesão ralado
Sal e pimenta moída na hora
1 xícara de queijo fontina ralado (também não é difícil de encontrar)
½ xícara de molho pesto (pode ser encontrado pronto)
2 ovos para empanar
Farinha de rosca para empanar
Óleo para fritar
Salteie a cebola em um fio de azeite, junte o arroz e refogue. Junte o vinho e mexa até secar completamente. Vá acrescentando o caldo aos poucos, mexendo sempre. Adicione 1 concha do caldo e só coloque outra quando a anterior tiver secado. Quando o arroz estiver um pouco mais macio que “aL dente”, junte a manteiga e o parmesão, acerte o sal e misture bem. Disponha tudo numa assadeira e deixe esfriar.
Faça bolinhas recheando com um pouco de fontina e um pingo de pesto. Feche bem e empane no ovo e na farinha de rosca. Frite em óleo quente e sirva imediatamente.
Nenhum comentário:
Postar um comentário