Bem Vindos!

Sejam bem vindos ao Doces Floreios!

Este blog se destina àquelas pessoas que apreciam uma comidinha bem feita e um bom bate papo.

Pretendo postar aqui receitas que eu já fiz e sei que deram certo, assuntos do dia-a-dia, dicas culinárias, de lugares, comidas, bebidas e etc. Não hesitem em fazer seus comentários, tirar dúvidas, mandar sugestões ou reclamações, enfim, sintam-se em casa.

Se quiserem podem pedir receitas ou mandar as suas próprias. Terei o maior prazer em pesquisar, testar e publicar, indicando sempre o autor. Será um saboroso desafio!

Espero podermos passar bons momentos aqui! *_*

Juliana

____________________________________________

Quem não se comunica, se trumbica!

Quem não se comunica, se trumbica!

Para que possamos nos comunicar melhor e ninguém se sentir perdido por aqui, resolvi fazer algumas pequenas mudanças e deixar um pequeno "manual de instruções" permanentemente à vista.

1 - O nosso bate papo será integralmente realizado através do blog. Portanto, ao deixar um comentário basta acessar o post novamente para ver a resposta.

2- Todo comentário será respondido.

3- Para falar sobre um assunto que não seja especificamente de algum post, vá ao "Mural de Recados".

4- Não haverá comunicação através de e-mail. Isto só acontecerá dependendo da solicitação.

5- À direita, ao rolar o blog, está disponível uma ferramenta que permite o recebimento de avisos sobre novos posts no blog. A informação ali depositada é sigilosa, inclusive para mim.

6- Este blog está sujeito à mudanças, raios e trovoadas. Mas, a previsão é de tempo bom sempre, com muito calor no coração.

7- Apreciem sem moderação!

___________________________________________

Entendendo o Blog...

Entendendo o Blog...

Todos os posts estão classificados.

No marcador "Prazeres da Alma" encontram-se os lugares, livros, filmes, etc, que mereceram algum comentário, dicas de lugares, orientações sobre festas e decoração, coisas sobres as quais tive vontade de escrever, enfim minhas opiniões particulares.

Já no "Prazeres da Carne" estarão todas as receitas, classificadas por seus ingredientes principais.

No "Classificação das Receitas" estarão todas as receitas separadas por uma ou mais características subjetivas, no intuito de permitir uma pesquisa de maneira um pouco mais "didática". Aqui será possível identificar o grau de dificuldade da receita, por exemplo.

Essa é uma novidade que resolvi incluir no blog atendendo a pedidos. Portanto, mandem suas sugestões!

___________________________________________

segunda-feira, 2 de agosto de 2010

Bife Wellington (Receita)

Outra aventura incrível foi me arriscar a fazer o Bife Wellington que o Claude (Troigros) ensinou no seu programa "Que Marravilha!", que vai ao ar nas noites de quinta. Assistindo pela televisão eu quase babei, literalmente, e decidi que um dia ia tentar fazer aquela marravilha. Só que esse dia não demorou muito não.
Essa é uma daquelas receitas que põe a gente nervosa, apreensiva... Não sei que nota o Claude teria me dado, mas ficou D E L I C I O S O!!!!!! É um prato trabalhoso, mas vale muito a pena.




Segue a receita, lembrando que ela pode ser encontrada no site do GNT, no blog do programa "Que Marravilha!", inclusive tem um vídeo que mostra o Claude preparando... Babem...rs

Bife Wellington

PURÊ DE COGUMELOS

250g cogumelos Paris frescos
2 colheres de sopa de cebola picada
1 copo de água
1 colher de sopa de alho picado
100ml creme de leite fresco
sal
pimenta-do-reino moída na hora
azeite

Corte os cogumelos em pedaços. Coloque a água e os cogumelos picados no liquidificador e bata até formar um creme. Se precisar, acrescente mais água. Em uma panela, coloque um fio de azeite e refogue a cebola e o alho. Misture o purê de cogumelos, tampe a panela e mexa de vez em quando. Deixe reduzir em fogo baixo até que fique bem seco. Junte o creme de leite, aqueça até ferver, desligue o fogo e tempere com sal e pimenta. Deixe descansar na geladeira até ficar firme.

FILÉ MIGNON

600g de filé mignon limpo e cortado em formato cilíndrico
sal
pimenta-do-reino moída na hora
azeite

Tempere o filé dos dois lados com sal e pimenta a gosto. Coloque azeite em uma panela bem quente e doure o filé dos dois lados, evitando espetá-lo com um garfo ou faca. Depois de pronto, enrole o filé em um pano e seque bem. Pegue o filé ainda enrolado no pano e deixe descansar na geladeira por uns 15 minutos.

MONTAGEM

14 fatias finas de presunto de Parma
400g massa folhada caseira ou congelada
4 gemas

Em uma superfície lisa, abra uma folha de papel filme. Disponha as fatias de presunto lado a lado sobre a folha de papel filme, sem deixar espaço entre elas. Cubra o presunto com o purê de cogumelos, espalhando bem. Coloque o filé sobre o purê e, com a ajuda da folha de papel filme, enrole o filé, apertando bem o papel filme nas pontas. Guarde na geladeira por aproximadamente 30 minutos.







Espalhe farinha de trigo sobre uma superfície lisa e, com a ajuda de um rolo, abra a massa folhada. Pincele a massa com gema de ovo, retire o filé da geladeira, desenrole o papel filme e enrole o filé com a massa folhada, fechando as laterais. Se quiser, decore com retângulos de massa por cima. Isso facilita o corte das fatias quando ficar pronto. Leve à geladeira por mais 30 minutos.

Retire o bife da geladeira, pincele a parte de cima com gema de ovo e leve ao forno pré-aquecido a 180ºC por aproximadamente 40 minutos.

MOLHO

1 cebola roxa picada
3 dentes de alho picados
pimenta branca em grãos
tomilho
louro
alecrim
½ xícara de chá de vinagre balsâmico
1 xícara de chá de vinho do porto tinto
1 xícara de chá de vinho tinto syrah
250g manteiga gelada
sal

Na mesma panela em que foi feito o filé, coloque um fio de azeite e refogue a cebola e o alho. Misture alecrim, tomilho e louro a gosto. Amasse a pimenta com uma faca e junte ao refogado. Junte o vinagre balsâmico, o vinho do porto e deixe reduzir até quase secar. Acrescente o vinho tinto e deixe reduzir até ¾ do total. Bata o molho no liquidificador com a manteiga e tempere com sal.

FINALIZAÇÃO

Reaqueça o molho. Retire o Bife Wellington do forno, corte em fatias e disponha em pratos. Jogue o molho por cima. Se quiser, decore com ervas frescas e sirva com batatas gratinadas. Essa receita serve 4 pessoas.

Dicas pessoais:
1- Quando a receita manda reduzir o purê de cogumelos até quase secar, é isso mesmo, tenha paciência pois leva tempo. E tampe a panela MESMO, porque vai senão vai sujar todo o seu fogão e você pode até se queimar.
2 - Ao espalhar o purê em cima do presunto cru, deixe uma borda, pois com o peso do filé enrolando o purê vai espalhar um pouco e pode acabar saindo pelo lados e pelo fim do rolo.

9 comentários:

  1. Pode fazer um desses na próx. SSL!!!

    ResponderExcluir
  2. Oi Fernando! Obrigada pela sua visita!
    Hahaha, pra SSL acho que não, mas prometo fazer esta "marravilha" para os amigos num jantarzinho ou num almoço, combinado? Só preciso estar com bastante disposição kkkk.
    Bj

    ResponderExcluir
  3. Oi, Ju!

    Fiz um link para esse seu post aqui http://buracodafechadura.com/2011/07/18/esos-dias-de-verano/

    É que um dos pratos que citei era um Wellington e passei sua receita!

    Besitos

    ResponderExcluir
  4. Ju! Amei o site! Super bacana , conteúdo interessante e deliciosoooo...e você escreve tão bem, assim como sua mãe...tem uma maneira leve e direta de escrever , com estilo e personalidade! Continue ....sou sua leitora agora!
    Beijos da sua prima ! Jacqueline

    ResponderExcluir
  5. Jacque!!! Obrigada! Adorei sua visita! Tô longe de alcançar minha mãe, mas um dia chego lá! :-) Espero você mais vezes por aqui! Bjão e obrigada pela força!

    ResponderExcluir
  6. Juliana, cansei só de ler a receita; é preciso tempo e paciência para fazer esse filé, mas deve ficar delicioso! Quero saber se vc já fez.
    Beijocas
    Valéria

    ResponderExcluir
  7. Hahaha é trabalhoso mesmo Valéria, mas vale cada segundo suado! Já fiz algumas vezes, sim! Obrigada pela visita, é muito importante pra mim! Pelo menos assim vocês ficam conhecendo o blog, que até então era quase um segredinho, rsrs
    Tem a receita de "Nega Maluca" que era da vovó, já viu?
    Bj, obrigada e volte sempre!

    ResponderExcluir
  8. AVISO
    Em breve vou colocar fotos do passo a passo (PAP) para que vocês consigam visualizar melhor o modo de preparo, ok.

    ResponderExcluir