Bem Vindos!

Sejam bem vindos ao Doces Floreios!

Este blog se destina àquelas pessoas que apreciam uma comidinha bem feita e um bom bate papo.

Pretendo postar aqui receitas que eu já fiz e sei que deram certo, assuntos do dia-a-dia, dicas culinárias, de lugares, comidas, bebidas e etc. Não hesitem em fazer seus comentários, tirar dúvidas, mandar sugestões ou reclamações, enfim, sintam-se em casa.

Se quiserem podem pedir receitas ou mandar as suas próprias. Terei o maior prazer em pesquisar, testar e publicar, indicando sempre o autor. Será um saboroso desafio!

Espero podermos passar bons momentos aqui! *_*

Juliana

____________________________________________

Quem não se comunica, se trumbica!

Quem não se comunica, se trumbica!

Para que possamos nos comunicar melhor e ninguém se sentir perdido por aqui, resolvi fazer algumas pequenas mudanças e deixar um pequeno "manual de instruções" permanentemente à vista.

1 - O nosso bate papo será integralmente realizado através do blog. Portanto, ao deixar um comentário basta acessar o post novamente para ver a resposta.

2- Todo comentário será respondido.

3- Para falar sobre um assunto que não seja especificamente de algum post, vá ao "Mural de Recados".

4- Não haverá comunicação através de e-mail. Isto só acontecerá dependendo da solicitação.

5- À direita, ao rolar o blog, está disponível uma ferramenta que permite o recebimento de avisos sobre novos posts no blog. A informação ali depositada é sigilosa, inclusive para mim.

6- Este blog está sujeito à mudanças, raios e trovoadas. Mas, a previsão é de tempo bom sempre, com muito calor no coração.

7- Apreciem sem moderação!

___________________________________________

Entendendo o Blog...

Entendendo o Blog...

Todos os posts estão classificados.

No marcador "Prazeres da Alma" encontram-se os lugares, livros, filmes, etc, que mereceram algum comentário, dicas de lugares, orientações sobre festas e decoração, coisas sobres as quais tive vontade de escrever, enfim minhas opiniões particulares.

Já no "Prazeres da Carne" estarão todas as receitas, classificadas por seus ingredientes principais.

No "Classificação das Receitas" estarão todas as receitas separadas por uma ou mais características subjetivas, no intuito de permitir uma pesquisa de maneira um pouco mais "didática". Aqui será possível identificar o grau de dificuldade da receita, por exemplo.

Essa é uma novidade que resolvi incluir no blog atendendo a pedidos. Portanto, mandem suas sugestões!

___________________________________________

quinta-feira, 12 de agosto de 2010

Os Cheiros

Engraçado como as épocas, e até mesmo uma imagem, podem ser descritas através de um cheiro.
Certamente já ouvimos dizer que bolo assando no forno tem cheiro de infância, que domingo cheira à lasanha ou macarronada...
Lembro de quando era pequena e ia passar férias em Fortaleza. Descia do avião e sentia aquele cheiro muito peculiar, cheiro de Fortaleza, cheiro da minha infância, gravado até hoje na memória.
E é assim mesmo! Somos capazes de lembrar das coisas pela nossa "impressão olfativa". Inclusive a literatura está repleta de cheiros e sabores descrevendo pessoas, lugares e situações.
Agora mesmo, estou lendo O dia da Tempestade, de Rosamund Pilcher, autora que aprecio muito, e me deparei com o seguinte trecho: "Passamos por uma placa que dizia SANTA CATARINA e logo nos vimos cruzando a rua principal; um cheiro de cebola, óleo e carne frita pairava no ar. A música flamenca chegou aos nossos ouvidos pelas portas abertas, e rostos escuros e distraidamente curiosos viraram-se para nos ver passar."
Me dei conta de como todos os nossos sentidos podem ser acionados ao mesmo tempo...
O livro O Perfume, de Patrick Süskind, narra a trajetória de uma pessoa que nasceu sem cheiro algum, absolutamente inodoro, e o quão estranho isso era para os que o rodeavam e perturbador para si mesmo.
Isabel Allende, em Afrodite, menciona um conto, japonês se não me engano, em que uma mulher traída leva o amante ao suicídio apenas estimulando seu olfato. Ela faz massagens, acende velas, queima incensos, utilizando-se de diversas essências que, em tal ordem e proporção, vão levando o adúltero do êxtase à perdição. Bem feito!
A aromaterapia revela o quanto os cheiros podem influir no nosso humor e disposição.
E quem não sabe que Gabriela, de Jorge Amado, tem cheiro, ou gosto, de cravo e canela?
Cheiro de homem, cheiro de mulher, alguém sabe como é?
Cheiro de chuva...
Cheiro de cavalo... mas e cheiro de rato molhado? Não, melhor não, obrigado.
Cheiro de neném. Tem coisa melhor? Não, não tem.
Brincadeiras a parte, o cheiro realmente provoca sensações e emoções. Faz a gente sentir saudade, suspirar, desejar, enjoar, e muito mais... Inclusive, pode dar uma fome danada!!! Vou já pra cozinha.
Até mais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário