Bem Vindos!

Sejam bem vindos ao Doces Floreios!

Este blog se destina àquelas pessoas que apreciam uma comidinha bem feita e um bom bate papo.

Pretendo postar aqui receitas que eu já fiz e sei que deram certo, assuntos do dia-a-dia, dicas culinárias, de lugares, comidas, bebidas e etc. Não hesitem em fazer seus comentários, tirar dúvidas, mandar sugestões ou reclamações, enfim, sintam-se em casa.

Se quiserem podem pedir receitas ou mandar as suas próprias. Terei o maior prazer em pesquisar, testar e publicar, indicando sempre o autor. Será um saboroso desafio!

Espero podermos passar bons momentos aqui! *_*

Juliana

____________________________________________

Quem não se comunica, se trumbica!

Quem não se comunica, se trumbica!

Para que possamos nos comunicar melhor e ninguém se sentir perdido por aqui, resolvi fazer algumas pequenas mudanças e deixar um pequeno "manual de instruções" permanentemente à vista.

1 - O nosso bate papo será integralmente realizado através do blog. Portanto, ao deixar um comentário basta acessar o post novamente para ver a resposta.

2- Todo comentário será respondido.

3- Para falar sobre um assunto que não seja especificamente de algum post, vá ao "Mural de Recados".

4- Não haverá comunicação através de e-mail. Isto só acontecerá dependendo da solicitação.

5- À direita, ao rolar o blog, está disponível uma ferramenta que permite o recebimento de avisos sobre novos posts no blog. A informação ali depositada é sigilosa, inclusive para mim.

6- Este blog está sujeito à mudanças, raios e trovoadas. Mas, a previsão é de tempo bom sempre, com muito calor no coração.

7- Apreciem sem moderação!

___________________________________________

Entendendo o Blog...

Entendendo o Blog...

Todos os posts estão classificados.

No marcador "Prazeres da Alma" encontram-se os lugares, livros, filmes, etc, que mereceram algum comentário, dicas de lugares, orientações sobre festas e decoração, coisas sobres as quais tive vontade de escrever, enfim minhas opiniões particulares.

Já no "Prazeres da Carne" estarão todas as receitas, classificadas por seus ingredientes principais.

No "Classificação das Receitas" estarão todas as receitas separadas por uma ou mais características subjetivas, no intuito de permitir uma pesquisa de maneira um pouco mais "didática". Aqui será possível identificar o grau de dificuldade da receita, por exemplo.

Essa é uma novidade que resolvi incluir no blog atendendo a pedidos. Portanto, mandem suas sugestões!

___________________________________________

quinta-feira, 26 de agosto de 2010

Nega Maluca

Outro dia mesmo falei sobre cheiros e mencionei aqueles que nos remetem à nossa infância. Pois bem , hoje tive a oportunidade de viajar no tempo mais uma vez. Fui para a cozinha fazer Nega Maluca para os meus filhos e pude relembrar da minha querida avó Zilka.

Inúmera vezes fui recebida na sua casa com esse delicioso bolinho que eu simplesmente adorava. Aliás, a casa da minha avó sempre foi um dos melhores lugares do mundo, e da sua cozinha frequentemente saíam os melhores cheiros e sabores que consigo me lembrar. Tudo arrumado e feito com muito zelo por aquelas mãos delicada e sempre prontas para um cafuné. Ah, o cafuné da minha avó.... Que saudade...
Pena que a memória da gente vá envelhecendo tão proporcionalmente quanto o nosso corpo, ou até mais veloz ainda. As histórias que ela me contava da sua própria infância eram de uma riqueza impresionante de detalhes, um retrato de uma época que não viví, e que, infelizmente, vai se perdendo aos poucos no abismo do meu próprio esquecimento. Triste...
Mas, poder fazer uma de suas receitas que eu mais gostava me enche de alegria!

Pois eis aqui a famosa Nega Maluca da vovó Zilka:

 Ingredientes

1xícara de água morna
2 xícaras de açúcar
2 xícaras de farinha de trigo
1 xícara de nescau
2 ovos inteiros
1 colher de sopa (rasa) de fremento em pó

Bata tudo junto e muito bem (pra não ficar aquela sensação de areia que açúcar mal batido dá). Depois juntar 100 gr de margarina derretida, porém fria. Levar ao forno alto e pré aquecido, em um tabuleiro. Assar de 15 à 20 minutos. Aqui, vale aquele velho truque do palito de dente: espete-o no bolo com cuidado, se ele sair sequinho, sem bolo grudado, é porque está bom. Por último, cubra com glacê.

Glacê
1 xícara de açúcar
1/2 xícara de nescau
3 colheres de sopa de leite
3 colheres de sopa (rasas) de margarina

Leve ao fogo baixo e mexa com colher de pau sem deixar ferver. Derrame quente sobre o bolo e vá virando o tabuleiro para espalhar.

Depois de esfriar, corte o bolo em quadrados.




Animem-se, ponham um pouco de cheiro de infância nas suas cozinha, na casa toda...

2 comentários:

  1. Ainda não agradeci o delicioso bolo que você e o Gui prepararam para mim no dia 11 de outubro. =)

    Beijo saudoso, Paula

    ResponderExcluir
  2. Toda vez que vier nos visitar será um motivo a mais para brincarmos na cozinha. Venha mais vezes, venha sempre.
    Com amor, Juliana

    ResponderExcluir