Mas, superado o pânico inicial, até que foi tranquilo e já estou me sentindo mais íntima do monstro rs.
Essa receita que vou postar é do livro Simples e Saborosas, as receitas de Nair Dabus Maluf, Ed. Escrituras. Esse livrinho é uma agradável ferramenta para quem quer cozinhar o trivial de maneira simples e fácil. Tudo nele é gostoso e se você seguir a receita o resultado vai ser ótimo.
Porém, em se tratando de carne assada, vale os temperos de preferência da pessoa. Aliás, em praticamente qualquer receita, o toque pessoal é sempre bem vindo.
Na receita original ela recheia a carne com cenoura, eu não ponho porque fica mais difícil as crianças aceitarem. Vou postar a receita sem recheio e aí vai de cada um ok...
Carne de Panela
1Kg de lagarto (peça inteira)
1 tablete de caldo de carne (ás vezes ponho meio tablete, ás vezes não ponho)
sal a gosto
2 dentes de alho socados
1/2 xícara de vinagre ou vinho tinto (prefiro o vinho)
1 cebola bem picada
1 colher de chá de mostarda (se desejar)
1 colher de chá de molho inglês (se desejar)
Fure com uma faca o lagarto e tire toda a gordura. Lambuze a carne com a mostarda e faça um tempero com o sal, o alho socado, o molho inglês e o vinho. Deixe a carne marinando por até umas 4 horas.
Coloque numa panela de pressão um pouco de óleo, deixe esquentar, junte a carne, frite bem de todos os lados até ficar dourada e reserve.
Coloque a cebola picada para dourar, em seguida escorra todo o óleo, junte a carna, o molho que temperou a carne e água fervendo com o caldo de carne até cobri-la.
Deixe no fogo forte até a panela apitar, abaixe o fogo e deixe cozinhar mais ou menos 50 minutos ou até que fique macia.
Notas pessoais:
- Às vezes não dá para cobrir a carne por causa do limite da panela, ponha então água até 3/4 do corpo da panela.
- Uma folha de louro durante o cozimento dá um gostinho especial.
- O líquido que ficar na panela pode ser reduzido e servido em cima da carne ou à parte.
Nenhum comentário:
Postar um comentário