Bem Vindos!

Sejam bem vindos ao Doces Floreios!

Este blog se destina àquelas pessoas que apreciam uma comidinha bem feita e um bom bate papo.

Pretendo postar aqui receitas que eu já fiz e sei que deram certo, assuntos do dia-a-dia, dicas culinárias, de lugares, comidas, bebidas e etc. Não hesitem em fazer seus comentários, tirar dúvidas, mandar sugestões ou reclamações, enfim, sintam-se em casa.

Se quiserem podem pedir receitas ou mandar as suas próprias. Terei o maior prazer em pesquisar, testar e publicar, indicando sempre o autor. Será um saboroso desafio!

Espero podermos passar bons momentos aqui! *_*

Juliana

____________________________________________

Quem não se comunica, se trumbica!

Quem não se comunica, se trumbica!

Para que possamos nos comunicar melhor e ninguém se sentir perdido por aqui, resolvi fazer algumas pequenas mudanças e deixar um pequeno "manual de instruções" permanentemente à vista.

1 - O nosso bate papo será integralmente realizado através do blog. Portanto, ao deixar um comentário basta acessar o post novamente para ver a resposta.

2- Todo comentário será respondido.

3- Para falar sobre um assunto que não seja especificamente de algum post, vá ao "Mural de Recados".

4- Não haverá comunicação através de e-mail. Isto só acontecerá dependendo da solicitação.

5- À direita, ao rolar o blog, está disponível uma ferramenta que permite o recebimento de avisos sobre novos posts no blog. A informação ali depositada é sigilosa, inclusive para mim.

6- Este blog está sujeito à mudanças, raios e trovoadas. Mas, a previsão é de tempo bom sempre, com muito calor no coração.

7- Apreciem sem moderação!

___________________________________________

Entendendo o Blog...

Entendendo o Blog...

Todos os posts estão classificados.

No marcador "Prazeres da Alma" encontram-se os lugares, livros, filmes, etc, que mereceram algum comentário, dicas de lugares, orientações sobre festas e decoração, coisas sobres as quais tive vontade de escrever, enfim minhas opiniões particulares.

Já no "Prazeres da Carne" estarão todas as receitas, classificadas por seus ingredientes principais.

No "Classificação das Receitas" estarão todas as receitas separadas por uma ou mais características subjetivas, no intuito de permitir uma pesquisa de maneira um pouco mais "didática". Aqui será possível identificar o grau de dificuldade da receita, por exemplo.

Essa é uma novidade que resolvi incluir no blog atendendo a pedidos. Portanto, mandem suas sugestões!

___________________________________________

terça-feira, 7 de setembro de 2010

Carne Assada

No Rio chamamos de carne assada, em São Paulo de carne de panela, não importa o nome esta é uma boa opção para variar o cardápio do dia a dia. Saborosa e com baixo teor de gordura, a carne assada é muito fácil de fazer. O único porém é que ela é feita na pressão e isso pode ser um problema para quem morre de medo da panela estourar, como eu.
Mas, superado o pânico inicial, até que foi tranquilo e já estou me sentindo mais íntima do monstro rs.

Essa receita que vou postar é do livro Simples e Saborosas, as receitas de Nair Dabus Maluf, Ed. Escrituras. Esse livrinho é uma agradável ferramenta para quem quer cozinhar o trivial de maneira simples e fácil. Tudo nele é gostoso e se você seguir a receita o resultado vai ser ótimo.
Porém, em se tratando de carne assada, vale os temperos de preferência da pessoa. Aliás, em praticamente qualquer receita, o toque pessoal é sempre bem vindo.

Na receita original ela recheia a carne com cenoura, eu não ponho porque fica mais difícil as crianças aceitarem. Vou postar a receita sem recheio e aí vai de cada um ok...

Carne de Panela
1Kg de lagarto (peça inteira)
1 tablete de caldo de carne (ás vezes ponho meio tablete, ás vezes não ponho)
sal a gosto
2 dentes de alho socados
1/2 xícara de vinagre ou vinho tinto (prefiro o vinho)
1 cebola bem picada
1 colher de chá de mostarda (se desejar)
1 colher de chá de molho inglês (se desejar)

Fure com uma faca o lagarto e tire toda a gordura. Lambuze a carne com a mostarda e faça um tempero com o sal, o alho socado, o molho inglês e o vinho. Deixe a carne marinando por até umas 4 horas.
Coloque numa panela de pressão um pouco de óleo, deixe esquentar, junte a carne, frite bem de todos os lados até ficar dourada e reserve.
Coloque a cebola picada para dourar, em seguida escorra todo o óleo, junte a carna, o molho que temperou a carne e água fervendo com o caldo de carne até cobri-la.
Deixe no fogo forte até a panela apitar, abaixe o fogo e deixe cozinhar mais ou  menos 50 minutos ou até que fique macia.

Notas pessoais:
  1. Às vezes não dá para cobrir a carne por causa do limite da panela, ponha então água até 3/4 do corpo da panela.
  2. Uma folha de louro durante o cozimento dá um gostinho especial.
  3. O líquido que ficar na panela pode ser reduzido e servido em cima da carne ou à parte.


Bon appétit!

Nenhum comentário:

Postar um comentário