Bem Vindos!

Sejam bem vindos ao Doces Floreios!

Este blog se destina àquelas pessoas que apreciam uma comidinha bem feita e um bom bate papo.

Pretendo postar aqui receitas que eu já fiz e sei que deram certo, assuntos do dia-a-dia, dicas culinárias, de lugares, comidas, bebidas e etc. Não hesitem em fazer seus comentários, tirar dúvidas, mandar sugestões ou reclamações, enfim, sintam-se em casa.

Se quiserem podem pedir receitas ou mandar as suas próprias. Terei o maior prazer em pesquisar, testar e publicar, indicando sempre o autor. Será um saboroso desafio!

Espero podermos passar bons momentos aqui! *_*

Juliana

____________________________________________

Quem não se comunica, se trumbica!

Quem não se comunica, se trumbica!

Para que possamos nos comunicar melhor e ninguém se sentir perdido por aqui, resolvi fazer algumas pequenas mudanças e deixar um pequeno "manual de instruções" permanentemente à vista.

1 - O nosso bate papo será integralmente realizado através do blog. Portanto, ao deixar um comentário basta acessar o post novamente para ver a resposta.

2- Todo comentário será respondido.

3- Para falar sobre um assunto que não seja especificamente de algum post, vá ao "Mural de Recados".

4- Não haverá comunicação através de e-mail. Isto só acontecerá dependendo da solicitação.

5- À direita, ao rolar o blog, está disponível uma ferramenta que permite o recebimento de avisos sobre novos posts no blog. A informação ali depositada é sigilosa, inclusive para mim.

6- Este blog está sujeito à mudanças, raios e trovoadas. Mas, a previsão é de tempo bom sempre, com muito calor no coração.

7- Apreciem sem moderação!

___________________________________________

Entendendo o Blog...

Entendendo o Blog...

Todos os posts estão classificados.

No marcador "Prazeres da Alma" encontram-se os lugares, livros, filmes, etc, que mereceram algum comentário, dicas de lugares, orientações sobre festas e decoração, coisas sobres as quais tive vontade de escrever, enfim minhas opiniões particulares.

Já no "Prazeres da Carne" estarão todas as receitas, classificadas por seus ingredientes principais.

No "Classificação das Receitas" estarão todas as receitas separadas por uma ou mais características subjetivas, no intuito de permitir uma pesquisa de maneira um pouco mais "didática". Aqui será possível identificar o grau de dificuldade da receita, por exemplo.

Essa é uma novidade que resolvi incluir no blog atendendo a pedidos. Portanto, mandem suas sugestões!

___________________________________________

quinta-feira, 16 de setembro de 2010

Picanha no Forno

À pedidos da minha cunhada caçula, hoje trago a receita de uma picanha assada, um pouco diferente mas deliciosa.
Primeiro, um pouco sobre a historinha dessa picanha...
Tive a oportunidade de saboreá-la pela primeira vez na casa de uma amigona do peito, "cariocandanga"  como eu (mistura de carioca com candanga - original de Brasília), em um almoço de sábado do qual guardo fotos e recordações. Para mim, essa é a picanha da Lila, e do Serginho. Serginho, apelido pelo qual minha amiga costuma chamá-lo, é o cantor sertanejo, esse mesmo, o Sérgio Reis. A Lila aprendeu com o próprio, assistindo a um programa de televisão. Testou, adorou e adotou a receita. Eu fui à sua casa, provei, adorei, testei e, também adotei! É realmente gostosa a danada!
Segue a simplérrima receita mas com alguns truques...


Picanha do Sérgio Reis ( e da Lila!)

Ingredientes
1pedaço de picanha, limpa mas com a capa de gordura (não mais que 1.2 Kg)
Sal fino (uma porção um pouco maior do que seria o normal)
Farinha de trigo quanto baste

Tempere a carne com o sal fino ( eu costumo fazer uns dois riscos na gordura e esfregar um pouco de sal aí também).
Passe a farinha por toda a carne, mais generosamente sobre a capa de gordura.
Disponha sobre uma assadeira capaz de comportar toda a peça. Leve ao forno médio alto com a gordura para cima e a parte mais grossa voltada para o fundo do forno. Não cubra, nem com papel alumínio. Vire depois de uns 30 minutos. Asse por mais 30 a 40 minutos ou até que esteja dourada e no ponto.
Diz o Serginho (na minha opinião, está mais pra Serjão, rs) que se você espetar um garfo e sair sangue a carne não está pronta ainda, se sair água é porque atingiu o ideal. Para mim, isso não funciona muito porque gosto da carne ainda um pouco vermelha no meio. Então, quando acho que pode estar no meu ponto, faço um corte bem no centro do comprimento e verifico se é preciso voltá-la ao forno.

Desta vez não tenho fotos, mas posso garantir que fica "daqui ó"; e minha cunhada assina embaixo rs ;)

2 comentários:

  1. Jú,
    Esta picanha é maravilhosa, adorei esta receita!
    bjos Rê

    ResponderExcluir
  2. Oi Rê! Que bom te ver por aqui! Melhor ainda sabendo que você gostou da receita...É uma delícia mesmo, perfeita para aquele almoço de domingo. Que bom que o blog está sendo útil pros amigos.
    Bj e venha sempre.

    ResponderExcluir